A MATEMÁTICA É UM DETERMINANTE EM SUA VIDA
Postado por Elisandra Gonzaga 6 de junho de 2013 13:13
Todos nós nascemos como resultado
De um sistema de equações.
Acredite mesmo,
Somos o par ordenado mais perfeito da natureza.
Carregamos características de nossos pais y, e de nossas mães x.
Eram milhões de espermatozóides pré-destinados ao óvulo.
Um espaço amostral quase infinito...
Mas você só está aqui hoje, porque era o melhor matemático de lá.
Pois você venceu uma extraordinária probabilidade.
Vivemos em função do tempo
Que nos é dado.
Existem vários tipos de pessoas,
Aquelas que encontram um grande amor e a ele são fiéis
Pela vida toda, são as "injetoras".
Para cada pessoa, existe uma outra correspondente.
Dizer que não se entende Matemática
É um absurdo, porque você é um exemplo matemático.
Não importa se não consegue resolver um logaritmo,
Importa o quanto você é capaz
De reconhecer conceitos matemáticos ao seu redor.
MA terialize seus sonhos e
TE nha coragem de expor sua
MA neira de encarar a realidade. Ame a
TI mesmo.
CA minhe sem medo de cair.
Aproveite porque o mundo é matemático.
Postado por Elisandra Gonzaga 6 de junho de 2013 13:13
Plano de Aula
Conteúdo:
- Leitura e criação de gráficos e
tabelas.
Bloco temático:
- Tratamento de informação – tabelas
e gráficos.
Habilidade:
- H43: Associar informações
apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.
Grupo de competência:
- G II – competências para realizar.
Publico alvo:
- 6º ano/5ª série.
Objetivos:
- Ler e comparar informações de
tabelas e gráficos de barras;
- Coletar dados e organizá-los em
tabelas e gráficos.
Justificativa:
- Destaca-se a importância da
abordagem deste assunto pela real utilidade e aplicabilidade desses
conhecimentos no cotidiano dos alunos.
Tempo estimado:
- 3 aulas.
Material necessário:
- Cartazes e copias com a tabela e os
gráficos, régua, lápis preto e colorido, papel quadriculado, revistas e jornais
Desenvolvimento:
1ª
aula – Leitura e interpretação da tabela e do gráfico.
Peça que os alunos observem os dois
cartazes: um com a tabela e outro com o gráfico de barras;
Economia
de Marta
|
|
Mês
|
Quantia economizada
(em R$)
|
Janeiro
|
32,50
|
Fevereiro
|
25,00
|
Março
|
48,00
|
Entregue a cada aluno uma copia da
tabela e do gráfico acima. Oriente-os a desvendar e registrar algumas
informações sobre o material. Nesse sentido, você pode propor questões como:
- Como saber o que cada coluna
representa.
- O que significa os títulos na
vertical e horizontal do gráfico.
Sugira que os alunos comparem as
informações da tabela e do gráfico, propondo as seguintes questões:
- Quais meses aparecem na tabela.
- Qual é o mês que houve maior
economia.
- Esse mês aparece no gráfico
analisado.
Peça que os alunos coletem com os
pais as quantidades economizadas por eles, nos mesmos meses descritos na tabela
e tragam para a próxima aula.
2ª aula – Construção de tabela e
gráfico (avaliação).
Entregue aos alunos uma folha
quadriculada, peça que os mesmos construam uma tabela com os dados coletados em
casa, e façam um gráfico sobre a tabela, recolha os trabalhos produzidos pelos
alunos para diagnosticar se as habilidades exigidas foram atingidas.
3ª aula – Recuperação.
Após diagnosticar as dificuldades
encontradas pelos alunos, utilize as revistas e jornais para pesquisarem
tabelas e gráficos como os apresentados na 1ª aula e discutirem sobre os mesmos
(fazendo uma leitura e interpretação das tabelas e gráficos escolhidos pelos
alunos)
Plano de aula montado no terceiro encontro presencial do curso MGME -2013 pelo: GRUPO 1 Denis Câmara, Daniela Donegar,
Aparecida Navas Santos, Adilei Silva, Edvaldo Jose, Adeli Alves, Silvana
Seraguzi, Adauto Seraguzi, Juscelino Silva
Postado por Denis Câmara
Sugestão de leitura
Você gosta de encontrar soluções para desafios?
Neste volume um iminente perigo ameaça a Terra: seres extraterrestres pretendem invadir nosso planeta.
Devido às suas habilidades e por gostarem de resolver problemas, cinco adolescentes-Angelina, Laura, Ênio, Elton e Jorge- são convidados por Cronos, o Senhor do Tempo, para decifrar os enigmas que evitarão a catástrofe.
Assim, eles são transportados para o passado e, entre outras coisas, enfrentam dinossauros, o frio da Antártida e os aborígenes australianos. De um salto no tempo, chegam `Lua e daí, até a constelação de Águia.
Mas esse grupo precisará de ajuda.
E, então, você está disposto a viajar no tempo e participar dessa emocionante aventura?
Boa leitura!
"Matemática não é apenas números, e sim envolve letras e toda a capacidade que o ser humano conseguir expressar..."
François Viète
Em breve publicaremos mais conteúdos interessantes.
Olhando na construção do nosso blog . Mostra a capacidade que temos quando queremos. Era tudo complicado, difícil, nem tínhamos a ideia de como seria esse blog e veja quanta riqueza que vem fluindo do nosso conhecimento. Tudo estava guardado em gavetas e derrepente surge com a tecnologia a qual era suprida pelo medo.Isso é a vitória conquistada pela equipe.
ResponderExcluirConcordo com você Clarindo Rondina,a união faz a força.....todos empenhados e dando sua parcela de contribuição.....Parabéns equipe!!!!!
ResponderExcluir