domingo, 16 de junho de 2013


Plano de Aula

 

 Conteúdo:
 
 Razão de proporcionalidade

Bloco temático:

 Grandezas e medidas / Proporcionalidade

Habilidade:

H28 - Reconhecer situações que envolvam proporcionalidade;

H29 - Resolver situações-problema que envolvam grandezas direta ou inversamente proporcionais;

H30 - Reconhecer o conceito de razão em diversos contextos: proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem etc.

Grupo de competência:

Grupo II  - Competências para realizar

Grupo III - Competências para compreender

Publico alvo:

 6ª série / 7º ano

Objetivos:


Objetivo Geral:
  • Ensinar o aluno a enfrentar situações novas.
  • Dar ao aluno a oportunidade de se envolver com as aplicações da matemática
  • Tornar as aulas de Matemática mais interessantes e desafiadoras
Objetivos específicos:

1.       Interpretar e compreender que, para calcular a razão entre duas grandezas de mesmo tipo, elas devem estar expressas na mesma unidade;

2.       Reconhecer uma proporção como uma igualdade de duas razões;

3.       Expressar a razão entre um número e 100 na forma de porcentagem (%);

4.       Resolver problemas;

5.       Compreender a idéia de razão e aplicá-la na resolução de situações-problema.

Justificativa:

Nós profissionais de educação, não podemos ficar alheios às mudanças que estão ocorrendo em todos os níveis, principalmente no que diz respeito ao nosso trabalho. Como diz Constance Kamu (1992)...”a educação precisa parar de ser ditada pelo pêndulo que sempre acaba retornando ao que não funcionou antes. Ao invés de voltar ao ensino “tradicional”, devemos nos mover adiante, usando o que agora já sabemos sobre como os seres humanos adquirem conhecimento e valores morais”.

Mas do que nunca precisamos de pessoas ativas e participantes, que deverão tomar decisões rápidas e, tanto quanto possível, precisas. Assim, é necessário formar cidadãos matematicamente alfabetizados, que saibam como resolver, de modo inteligente, seus problemas de comércio, economia, administração, engenharia, medicina, previsão do tempo e outros da vida diária. Para isso é preciso que a criança tenha, em seu currículo de Matemática elementar, a resolução de problemas como parte substancial, para que desenvolva desde cedo sua capacidade de enfrentar situações-problema.

Tempo estimado:

3 aulas

Material necessário:
  •  Data show ou vídeo;
  •  Os vídeos (“Homem Vitruviano” de audiovisualfirb e “O homem Vitruviano” de Gilmar Pereira dos Santos);
  •  Sala de Projeção;
  •  Apostila do aluno Matemática - 6a série/7o ano - Volume 3 (pagina 21 à 24);
  •  Caderno para anotações e fazer os cálculos necessários;
  •  Lápis e borracha;
  •  Calculadora para conferência de cálculos;
  •  Lousa para passar as orientações.
Avaliação: 

A avaliação teria o caráter de fornecer dados que possibilitem compreender o que foi aprendido ou não, para fazer intervenções(recuperação continua), que permitam ao aluno avançar.

Ao termino da atividade, solicitar que os alunos escrevam um pequeno texto, elencando as dificuldades encontradas durante a execução das atividades propostas.
 
Desenvolvimento: 

1ª aula:

Para iniciar o tema e chamar a atenção dos alunos, fazemos a apresentação dos vídeos retirados do You Tube na seguinte sequência:

- “Homem Vitruviano”, produzido e postado no You Tube, por audiovisualfirb, com a duração de 31 segundos;

- “O Homem de Vitruviano” - Produzido e postado no You Tube por Gilmar Pereira dos Santos, com a duração de 4minutos e 33 segundos.

Terminando o vídeo, ele sugere que os alunos procuram o professor de matemática, aproveitando o momento comentamos sobre o vídeo e depois introduzimos a proporcionalidade entre fração, decimal e porcentagem. 

2ª aula:

Fazemos a leitura e analise de texto e resolvemos os exercícios propostos, retirados da Apostila do aluno Matemática - 6a série/7o ano - Volume 3 (pagina 21 à 24).

Leitura e Análise de Texto 

O Homem vitruviano e as razões no corpo humano 

Leonardo Da Vinci foi uma das figuras mais criativas de seu tempo. Ele viveu na Itália no século XV e criou algumas das obras mais conhecidas do mundo, como a Mona Lisa, A última ceia e A virgem das rochas. Leonardo realizou estudos nas mais diversas áreas: pintura, arquitetura, engenharia, anatomia, entre outras. Ele conseguiu, como ninguém, aproximar a ciência da arte. Leonardo também produziu um estudo sobre as proporções do corpo humano, baseado no tratado feito pelo arquiteto romano Marcus Vitruvius, no século I a.C. Vitruvius havia descrito as proporções ideais do corpo humano, segundo um padrão de harmonia matemática. Assim como muitos outros artistas, Leonardo interessou-se pelo trabalho de Vitruvius e registrou-o em um de seus cadernos de anotação.

No meio dessas anotações, desenhou a figura de um homem dentro de um círculo e de um quadrado. Essa figura, chamada de Homem vitruviano, acabou se tornando um de seus trabalhos mais conhecidos, simbolizando o espírito renascentista. O desenho de Da Vinci evidenciou a retomada e a valorização de princípios da tradição greco-latina, tais como beleza, harmonia, equilíbrio e proporção. Essa obra atualmente faz parte da coleção da Gallerie dell’Accademia (Galeria da Academia), em Veneza, na Itália.

Reproduzimos, a seguir, alguns trechos do texto de Da Vinci que acompanham a gravura do Homem vitruviano. 

“[...] O comprimento dos braços abertos de um homem é igual à sua altura [...]; desde o fundo do queixo até ao topo da cabeça é um oitavo da altura do homem [...]; a maior largura dos ombros contém em si própria a quarta parte do homem. [...] Desde o cotovelo até o ângulo da axila é um oitavo da altura do homem. A mão inteira será um décimo da altura do homem. [...] O pé é um sétimo do homem [...]; a distância entre o fundo do queixo e o nariz e entre as raízes dos cabelos e as sobrancelhas é a mesma e é, como a orelha, um terço da cara.”

 

Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/davinci/matematico.htm>.

Acesso em: 19 abr. 2010.


 
 
 


 

 

 

 

14. Com base no texto apresentado na seção Leitura e Análise de Texto, preencha a tabela a seguir com as razões entre as partes do corpo humano descritas no texto de Leonardo Da Vinci.

Razão entre
Fração
Decimal
%
Longitude dos braços e altura
1
1
1,0
100
Altura da cabeça e altura
 
 
 
 
Largura dos ombros e altura
 
 
 
 
Distância do cotovelo às axilas e altura
 
 
 
 
Comprimento da mão e altura
 
 
 
 
Comprimento do pé e altura
 
 
 
 
Distância do queixo ao nariz e face
 
 
 
 
Distância da sobrancelha à raiz dos cabelos e face
 
 
 

 
15. Agora, vamos verificar se as razões descritas por Leonardo Da Vinci no texto anterior realmente correspondem ao corpo retratado em seu desenho. Para isso, você deverá medir o comprimento de cada parte do corpo do Homem vitruviano, usando uma régua milimetrada. Em seguida, calcule as razões entre as medidas obtidas e a altura do homem ou a altura da face. Registre os resultados obtidos na tabela, em porcentagem.

 Medidas:

Altura do homem:______ cm                       Longitude dos braços:______ cm

 
Altura da cabeça:______ cm                       Largura dos ombros: ______cm

 
Do cotovelo às axilas:______ cm               Comprimento da mão:______ cm

 
Comprimento do pé:______ cm                 Altura da face (queixo à raiz dos cabelos):______ cm

 
Do queixo ao nariz:______ cm                   Da sobrancelha à raiz dos cabelos:______ cm

 
Razão entre
%
Longitude dos braços e altura
 
Altura da cabeça e altura
 
Largura dos ombros e altura
 
Distância do cotovelo às axilas e altura
 
Comprimento da mão e altura
 
Comprimento do pé e altura
 
Distância do queixo ao nariz e face
 
Distância da sobrancelha à raiz dos cabelos e face
 

 3ª aula:

Avaliação com exercícios complementares sobre razão de proporcionalidade e  solicitar que os alunos façam um pequeno texto, elencando as dificuldades encontradas durante a execução das atividades propostas.

 Dicas para aprimorar a aula:

Visitem este site

http://www.youtube.com/user/aulasdoalberto - Tem uma diversidade de aulas e fala muito de proporção.

3 comentários:

  1. Na pessoa do Professor Denis, agradeço os demais professores, integrantes do Grupo II, que muito contribuiram para o sucesso de todos. Abraços

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  2. Parabéns meus queridos colegas,confesso que aprendi muito com vocês.Obrigada por tudo.Fiquem com Deus.Boa sorte à todos.

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