Plano de Aula
Conteúdo:
Bloco temático:
Habilidade:
H28 - Reconhecer situações que envolvam
proporcionalidade;
H29 - Resolver situações-problema que
envolvam grandezas direta ou inversamente proporcionais;
H30 - Reconhecer o conceito de razão em
diversos contextos: proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem etc.
Grupo de
competência:
Grupo II - Competências para
realizar
Grupo III - Competências para compreender
Publico alvo:
Objetivos:
Objetivo
Geral:
- Ensinar o aluno a enfrentar
situações novas.
- Dar ao aluno a oportunidade
de se envolver com as aplicações da matemática
- Tornar as aulas de
Matemática mais interessantes e desafiadoras
1. Interpretar e
compreender que, para calcular a razão entre duas grandezas de mesmo tipo, elas
devem estar expressas na mesma unidade;
2. Reconhecer uma
proporção como uma igualdade de duas razões;
3. Expressar a razão entre
um número e 100 na forma de porcentagem (%);
4. Resolver problemas;
5. Compreender a idéia de
razão e aplicá-la na resolução de situações-problema.
Justificativa:
Nós profissionais de educação, não podemos ficar alheios às mudanças
que estão ocorrendo em todos os níveis, principalmente no que diz respeito ao
nosso trabalho. Como diz Constance Kamu (1992)...”a educação precisa parar de
ser ditada pelo pêndulo que sempre acaba retornando ao que não funcionou antes.
Ao invés de voltar ao ensino “tradicional”, devemos nos mover adiante, usando o
que agora já sabemos sobre como os seres humanos adquirem conhecimento e
valores morais”.
Mas do que nunca precisamos de pessoas ativas e participantes, que
deverão tomar decisões rápidas e, tanto quanto possível, precisas. Assim, é
necessário formar cidadãos matematicamente alfabetizados, que saibam como
resolver, de modo inteligente, seus problemas de comércio, economia,
administração, engenharia, medicina, previsão do tempo e outros da vida diária.
Para isso é preciso que a criança tenha, em seu currículo de Matemática
elementar, a resolução de problemas como parte substancial, para que desenvolva
desde cedo sua capacidade de enfrentar situações-problema.
Tempo estimado:
3 aulas
Material
necessário:
- Data show ou vídeo;
- Os vídeos (“Homem
Vitruviano” de audiovisualfirb e “O homem Vitruviano” de Gilmar Pereira
dos Santos);
- Sala de Projeção;
- Apostila do aluno Matemática
- 6a série/7o ano - Volume 3 (pagina 21 à 24);
- Caderno para anotações
e fazer os cálculos necessários;
- Lápis e borracha;
- Calculadora para
conferência de cálculos;
- Lousa para passar as orientações.
Avaliação:
A avaliação teria o caráter de fornecer dados que
possibilitem compreender o que foi aprendido ou não, para fazer intervenções(recuperação
continua), que permitam ao aluno avançar.
Ao termino da atividade, solicitar que os alunos escrevam um
pequeno texto, elencando as dificuldades encontradas durante a execução das
atividades propostas.
Desenvolvimento:
1ª aula:
Para iniciar o tema e chamar a atenção
dos alunos, fazemos a apresentação dos vídeos retirados do You Tube na seguinte
sequência:
- “Homem Vitruviano”,
produzido e postado no You Tube, por audiovisualfirb, com a duração de 31
segundos;
- “O Homem de
Vitruviano” - Produzido e postado no You Tube por Gilmar Pereira dos Santos,
com a duração de 4minutos e 33 segundos.
Terminando o vídeo, ele
sugere que os alunos procuram o professor de matemática, aproveitando o momento
comentamos sobre o vídeo e depois introduzimos a proporcionalidade entre fração,
decimal e porcentagem.
2ª
aula:
Fazemos a leitura e
analise de texto e resolvemos os exercícios propostos, retirados da Apostila do aluno Matemática
- 6a série/7o ano - Volume 3 (pagina 21 à 24).
Leitura e Análise de Texto
O Homem vitruviano e as razões no corpo humano
Leonardo
Da Vinci foi uma das figuras mais criativas de seu tempo. Ele viveu na Itália
no século XV e criou algumas das obras mais conhecidas do mundo, como a Mona Lisa, A última ceia e A virgem das
rochas. Leonardo realizou estudos nas mais
diversas áreas: pintura, arquitetura, engenharia, anatomia, entre outras. Ele
conseguiu, como ninguém, aproximar a ciência da arte. Leonardo também produziu
um estudo sobre as proporções do corpo humano, baseado no tratado feito pelo
arquiteto romano Marcus Vitruvius, no século I a.C. Vitruvius havia descrito as
proporções ideais do corpo humano, segundo um padrão de harmonia matemática.
Assim como muitos outros artistas, Leonardo interessou-se pelo trabalho de
Vitruvius e registrou-o em um de seus cadernos de anotação.
No
meio dessas anotações, desenhou a figura de um homem dentro de um círculo e de
um quadrado. Essa figura, chamada de Homem
vitruviano, acabou se tornando um de seus
trabalhos mais conhecidos, simbolizando o espírito renascentista. O desenho de
Da Vinci evidenciou a retomada e a valorização de princípios da tradição
greco-latina, tais como beleza, harmonia, equilíbrio e proporção. Essa obra
atualmente faz parte da coleção da Gallerie
dell’Accademia (Galeria da Academia), em Veneza, na
Itália.
Reproduzimos,
a seguir, alguns trechos do texto de Da Vinci que acompanham a gravura do Homem vitruviano.
“[...] O comprimento dos braços
abertos de um homem é igual à sua altura [...]; desde o fundo do queixo até ao
topo da cabeça é um oitavo da altura do homem [...]; a maior largura dos ombros
contém em si própria a quarta parte do homem. [...] Desde o cotovelo até o
ângulo da axila é um oitavo da altura do homem. A mão inteira será um décimo da
altura do homem. [...] O pé é um sétimo do homem [...]; a distância entre o
fundo do queixo e o nariz e entre as raízes dos cabelos e as sobrancelhas é a
mesma e é, como a orelha, um terço da cara.”
Disponível em:
<http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/davinci/matematico.htm>.
Acesso em: 19 abr. 2010.
14. Com base no texto apresentado na
seção Leitura e Análise de Texto, preencha a tabela a seguir com as razões entre as
partes do corpo humano descritas no texto de Leonardo Da Vinci.
Razão entre
|
Fração
|
Decimal
|
%
|
Longitude dos braços e
altura
|
1
1
|
1,0
|
100
|
Altura da cabeça e
altura
|
|||
Largura dos ombros e
altura
|
|||
Distância do cotovelo
às axilas e altura
|
|||
Comprimento da mão e
altura
|
|||
Comprimento do pé e
altura
|
|||
Distância do queixo ao
nariz e face
|
|||
Distância da
sobrancelha à raiz dos cabelos e face
|
15. Agora, vamos verificar se as
razões descritas por Leonardo Da Vinci no texto anterior realmente correspondem
ao corpo retratado em seu desenho. Para isso, você deverá medir o comprimento
de cada parte do corpo do Homem vitruviano, usando uma régua milimetrada. Em seguida, calcule as
razões entre as medidas obtidas e a altura do homem ou a altura da face.
Registre os resultados obtidos na tabela, em porcentagem.
Altura do homem:______ cm Longitude dos
braços:______ cm
Altura da cabeça:______ cm Largura dos ombros: ______cm
Do cotovelo às axilas:______ cm Comprimento da mão:______ cm
Comprimento do pé:______ cm Altura da face (queixo à raiz dos
cabelos):______ cm
Razão entre
|
%
|
Longitude dos braços e
altura
|
|
Altura da cabeça e
altura
|
|
Largura dos ombros e
altura
|
|
Distância do cotovelo
às axilas e altura
|
|
Comprimento da mão e
altura
|
|
Comprimento do pé e
altura
|
|
Distância do queixo ao
nariz e face
|
|
Distância da
sobrancelha à raiz dos cabelos e face
|
Avaliação com exercícios complementares
sobre razão de proporcionalidade e solicitar que os alunos façam um pequeno
texto, elencando as dificuldades encontradas durante a execução das atividades
propostas.
Visitem este site
http://www.youtube.com/user/aulasdoalberto
- Tem uma diversidade de aulas e fala muito de proporção.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNa pessoa do Professor Denis, agradeço os demais professores, integrantes do Grupo II, que muito contribuiram para o sucesso de todos. Abraços
ResponderExcluirParabéns meus queridos colegas,confesso que aprendi muito com vocês.Obrigada por tudo.Fiquem com Deus.Boa sorte à todos.
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